quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Advento: Vigiar...

Estamos no começo do Advento. Sabemos já que este tempo dá início a um novo ano litúrgico que começa precisamente com esta preparação para o grande mistério do Natal: Deus fez-se homem e veio habitar entre nós. Assim, este tempo, quer significar a necessidade de um caminho, sobretudo interior, que nos prepare para esta chegada de Deus.
A cada um de nós é atribuída uma tarefa: a tarefa de vigiar, de estar atento, de não se deixar adormecer pela rotina do quotidiano. Com efeito, A palavra de ordem é: “Erguei-vos e levantai a cabeça”, porque Deus está próximo. Esta é a atitude própria de uma sentinela. Este tempo é, por isso, uma provocação, um acordar, um desafio para todos. Mas não apenas para cada um em particular. Sobretudo como comunidade cristã que somos chamados a ser este desafio torna-se ainda mais pertinente e interpelador.
Na verdade, todos temos esta função de vigiar e se o fizermos juntos, em comunidade, o caminho será ‘mais fácil’. Esta é a atitude da comunidade que vive a fé. Toda ela vive de uma esperança já presente no meio de nós. Assim, precisamos de nos apoiarmos uns aos outros, de nos acordarmos, de vigiarmos para que ninguém da comunidade fique adormecido e esquecido. Uma comunidade atenta aos mais fracos e débeis é uma comunidade em Advento.
Precisamos então de nos deixarmos tocar por Deus, de viver uma única esperança: este Senhor que vem ao nosso encontro.


Sem comentários: