sábado, 30 de novembro de 2013

Primeiro Domingo do Advento


Neste Domingo começa-se o tempo de Advento, isto é, o tempo para caminharmos para o Senhor que nos vem salvar, que nos vem libertar, que nos vem convidar a entrar na comunhão com Ele. Para isso a liturgia convida-nos a meditar nos textos bíblicos que exortavam o povo a preparar-se para a sua vinda na carne - o seu nascimento.
A liturgia deste domingo convida-nos então a estarmos vigilantes, isto é, a não nos deixarmos levar pelo comodismo, passividade, desleixo, rotina, mas estarmos preparados para responder aos desafios que o Senhor nos propõe, para que, sempre mais, nos superemos a nós mesmos.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Advento: tempo de espera?


Estamos muito habituados a associar a palavra Advento a «Vinda» ou «Chegada» e por isso dizemos que o Advento é preparação para o nascimento de Jesus, ou Natal. E, de facto, assim acontece.
No entanto, Advento é mais do que isso. No original latino «Adventus» significa «Futuro». Ou seja, podemos afirmar que, na verdade, o Advento é o nosso futuro. Penso, então, que é importante deixarmos aquela atitude tradicional de simples espera e passar para uma atitude mais de marcha, de caminhada. Não é Jesus que vem. Ele já veio, em nós e connosco. Nós é que temos que ir ao seu encontro, caminhar para o futuro.

Convém então descobrir em que parte do caminho estamos e tentar encurtar essa distância que nos separa do encontro com o Senhor, não de “braços cruzados” mas indo activamente ao seu encontro. 
O caminho faz-se caminhando.